“Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” é maior vencedor do Oscar 2023

“Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” foi o grande vencedor do Oscar 2023, que aconteceu na noite deste domingo (12). Além de ganhar como melhor filme, a produção ainda levou outras seis estatuetas.
A ficção científica venceu os prêmios de direção e roteiro original (Daniel Kwan e Daniel Scheinert). Também levou os de atriz (Michelle Yeoh), montagem e ator e atriz coadjuvantes (Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis). O filme já era o mais indicado do ano, com 11.
Ao ganhar por sua atuação como a dona de uma lavanderia que descobre ser a chave para salvar o multiverso, Yeoh se tornou a primeira mulher não branca a vencer como melhor atriz. A última foi Halle Berry (“A última ceia”) em 2001.
Outro destaque foi o alemão “Nada de novo no front”, que venceu nas categorias de filme internacional, fotografia, trilha sonora e design de produção.
Melhor ator
Brendan Fraser foi escolhido como melhor ator por sua atuação em “A baleia”. Ele interpretou o professor obeso que tenta se reaproximar da filha ao perceber que sua vida pode estar próxima do fim. O filme venceu ainda como melhor maquiagem e penteados.
Na categoria de roteiro adaptado, a vencedora foi a diretora de “Entre mulheres”, Sarah Polley.
Em um ano com sucessos de bilheteria entre os indicados a melhor filme, “Top Gun: Maverick” ganhou como melhor som e “Avatar: O caminho da água” foi escolhido como melhor efeitos especiais.
“Pantera Negra: Wakanda para sempre” venceu na categoria de figurino. “Navalny” foi o documentário da noite. “Pinóquio por Guillermo del Toro” levou a estatueta de animação.
Com as vitórias de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”, concorrentes fortes com múltiplas indicações passaram a noite em branco. Entre eles estão “Os banshees de Inisherin”, “Elvis”, “Os Fabelmans” e “Tár”.
A última vez em que um filme ganhou sete prêmios foi em 2014. Naquele ano, “Gravidade” levou o mesmo número de estatuetas, mas não na categoria principal (que foi para “12 anos de escravidão”).
Lady Gaga e o tapa
A noite contou com os shows das indicadas a canção original, Lady Gaga (“Top Gun: Maverick”) e Rihanna (“Pantera Negra: Wakanda para sempre”), que perderam para M.M. Keeravaani e Chandrabose, de “RRR”.
O tapa dado por Will Smith em Chris Rock em 2022 foi o assunto mais lembrado do evento, em especial pelo apresentador, Jimmy Kimmel, que fez piadas com o incidente da edição passada na abertura e ao longo da premiação. (Fonte: G1.com)
“Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” é maior vencedor do Oscar 2023









