Em um mês, UPA de Suzano faz 10,5 mil atendimentos

Em um mês, UPA de Suzano faz 10,5 mil atendimentos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas André de Abreu, localizada no Jardim Revista, registrou 10.512 acolhimentos no seu primeiro mês de atividades.

O equipamento abriu as portas à população às 19 horas do dia 19 de março (domingo). E completou quatro semanas de funcionamento na noite do último domingo (16/04). Ao todo, foram 6.104 atendimentos na área de Clínica Médica, 3.652 no setor de Pediatria e 756 relacionados à Ortopedia.

Neste período, o público que mais requisitou cuidados foi a faixa etária de até 14 anos. Crianças e adolescentes que pertencem a esse grupo somaram 3.976 atendimentos. O registo do perfil dos pacientes ainda revela que a faixa etária de 25 a 34 anos foi a segunda mais representativa dentro da demanda de atendimentos. Para essas pessoas, foram contabilizados 1.313 atendimentos nesse primeiro levantamento.

Importância

Conforme a administração municipal previa, os números atestam a importância que o novo equipamento passou a ter para a região norte de Suzano. Neste mês, já foram mais de 9,3 mil atendimentos só de pacientes dessa área da cidade, o que representa 89,28% do total. A unidade também recebeu 695 pessoas de outros municípios e 430 de outras regiões de Suzano.

O equipamento fica aberto 24 horas por dia. A UPA dispõe de duas ambulâncias, uma circulante e outra reserva, 23 leitos e uma equipe formada por 12 médicos. São quatro pediatras (dois de dia e dois à noite), cinco emergencistas (três de dia e dois à noite). Também há dois ortopedistas (um de dia e um à noite) e um médico horizontal.

A estrutura conta com recepção, sala de triagem, consultórios, sala de medicação, sala de inalação, sala de raio-x, sala de gesso e uma Farmácia Satélite, voltada ao abastecimento dos postos de saúde da região norte.

Investimentos

A unidade recebeu investimento de R$ 2,1 milhões, num espaço de 1,5 mil metros quadrados. A gestão é feita pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Organização Social (OS) que coordena a operação do equipamento, envolvendo a área médica e de enfermagem, administrativo, limpeza, radiologia, farmácia, bioquímica, controle de acesso e serviços gerais.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, afirmou que os números expressam a importância do equipamento, que representou uma conquista para Suzano. “Com resolutividade no serviço, estamos melhorando o acesso aos atendimentos médicos para a população da região norte , o que representa um grande avanço para o nosso município”.

Em um mês, UPA de Suzano faz 10,5 mil atendimentos

Tagged: , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.