Itaquá ganha força-tarefa contra ameaças às escolas

Itaquá ganha força-tarefa contra ameaças às escolas. A Prefeitura de Itaquaquecetuba montou uma força-tarefa para o combate às ameaças de ataque às escolas do município. Rondas, reuniões com técnicos da educação e segurança, palestras e comunicação direta com as unidades de ensino estão entre as principais ações promovidas pelo Executivo.
No final de março, a Secretaria de Segurança Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma reunião junto ao Governo do Estado para definir estratégias de prevenção às ameaças e garantir que o ambiente escolar se mantenha seguro.
A reunião teve acompanhamento de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), polícias Civil e Militar, representantes das unidades de ensino municipais e estaduais, além de dirigentes de ensino. O encontro garantiu o envio de demandas municipais para o governo estadual.
“Nossa força-tarefa está reforçando práticas que já acontecem desde o primeiro dia letivo na cidade. Nosso objetivo é instalar câmeras de monitoramento em todas as unidades de ensino da rede municipal e estamos estudando, de maneira integrada, a instalação de detectores de metais”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
Aplicativo
Além dos projetos em estudo, foi criado um grupo por aplicativo de troca de mensagens para facilitar a comunicação entre as forças de segurança e as escolas, com diretores e representantes das unidades. Rondas da GCM em perímetros próximos às unidades de ensino também foram reforçadas.
Já a Secretaria de Educação recomenda que responsáveis pelos estudantes auxiliem nas medidas de segurança e observem as redes sociais dos filhos, verifiquem as mochilas diariamente. Desta forma é possível evitar que objetos estranhos e alheios entrem na escola. Outra recomendação é evitar a propagação de notícias falsas.
“Quando reunimos forças de segurança e servidores da comunidade escolar, o diálogo se transforma em ações práticas e com resultados promissores. Nossas escolas estão ainda mais protegidas com a GCM diariamente por perto. Vamos seguir combatendo qualquer possibilidade de atentado”, afirmou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Denúncias
A pasta também reforça cotidianamente que situações suspeitas cheguem ao conhecimento dos órgãos competentes via canais de denúncia oficiais, como ligação para o 153. O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância das medidas estarem sendo integradas, sobretudo no contexto atual.
“Nossos agentes estão marcando presença nas escolas de Itaquá. Proteção importante para que os jovens estudem e se desenvolvam com segurança e tranquilidade. Não vamos dar espaço para o crime”, completou.
Itaquá ganha força-tarefa contra ameaças às escolas









