Escola suzanense ganha sistema de energia solar em gincana

Escola suzanense ganha sistema de energia solar em gincana. A Escola Municipal Professor Paulo Henrique Barreiros, situada no bairro Parque Residencial Samambaia, passará a contar com um sistema de geração de energia fotovoltaica nos próximos meses. A novidade se deu em virtude da participação da instituição na “Gincana Cultural Xô Desperdício”, promovida pela EDP Brasil.

A escola passará a contar com um sistema completo de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 quilowatts de potência de pico (kWp) para uso da instituição. A ação deve gerar diversos benefícios, incluindo a economia de energia e de gastos por meio de uma fonte renovável. A escoloa já recebeu as placas e demais equipamentos para a instalação do sistema, entretanto a data de montagem ainda não está definida.

A gincana faz parte do projeto “Boa Energia nas Escolas”, uma iniciativa incluída no Programa de Eficiência Energética da EDP. A iniciativa busca estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de eletricidade nas escolas, residências e na sociedade em geral. As escolas foram escolhidas após votação dos vídeos produzidos pelos alunos, a partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica.

Videoclipe

No caso da escola suzanense, os alunos contaram com apoio das Secretarias de Educação e de Cultura para produzir um videoclipe intitulado “Economize Energia”, nos quais os estudantes do ensino fundamental criaram um rap abordando a importância de preservar recursos naturais e garantir um uso adequado da energia elétrica. Para o processo, os jovens tiveram acesso ao Polo de Música e Audiovisual de Suzano, situado no Paço Municipal Firmino José da Costa, contando com encaminhamento.

O gestor da EDP, Roberto Miranda, parabenizou as escolas pelo desempenho na ação. Ele disse que contribuir com o desenvolvimento sustentável das localidades de atuação da empresa é o objetivo central da Gincana. “Pelo que podemos observar nos vídeos, os jovens executaram a atividade com maestria e demonstraram a devida importância com a ação. Todos os conteúdos apresentados trouxeram mensagens importantes de um consumo consciente, seguro e sustentável, propagadas de formas criativas e lúdicas”.

Segundo o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a participação no concurso e a conquista do sistema de energia premiaram uma instituição de jovens muito dedicados à causa. “No sentido da educação ambiental, todos os participantes, independentemente de suas cidades, estão de parabéns pelo empenho. Conquistar o prêmio foi algo muito positivo e esperamos instalar este sistema e desenvolvê-lo nas próximas semanas“.

Escola suzanense ganha sistema de energia solar em gincana

Tagged: , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.