Projeto Horta no Pote leva educação alimentar a Ferraz

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Ferraz de Vasconcelos lança nesta quinta-feira, dia 22, às 10 horas, o projeto ‘Horta no Pote’. Será no Parque Municipal Nosso Recanto, rua Lourenço Paganucci, 1133, no Jardim Pérola.
A proposta é implantar estratégias de educação nutricional, com a finalidade de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis; incentivar formas mais acessíveis de cultivo de alimentos e desenvolver a cidadania.
As hortas podem ser viabilizadas em potes, embalagens recicladas, floreiras, calhas ou telhas. O trabalho será realizado primeiramente na Vila Margarida e poderá ser estendido para outras regiões.
O público alvo do programa são os moradores do município; as pessoas que participem ou tenham participado de outros programas sociais e famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.
Simone Silotti é uma das idealizadoras do projeto.
Ela é de Mogi das Cruzes e mantém outro projeto, o ‘Faça Um Bem Incrível”, premiado nacionalmente. Em 2021, a Forbes Brasil elegeu Simone uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro”. Foi ela quem sugeriu a parceria com Horta no Pote, ao trazer o projeto para Ferraz, com ideias que envolvem segurança alimentar e agricultura familiar.
Estímulo à alimentação saudável
“Todos nós temos algum tipo de pote ou vasilha em casa. Muitos com pouco espaço ou sem espaço. A ideia é reutilizar estes potes. Plantar hortaliças, temperos ou até algumas flores nestes potes. O público alvo é das comunidades: crianças, adolescentes, idosos e usuários das UBS de Ferraz. Estimular a alimentação saudável e promover o bem-estar mental e físico, além de outros benefícios”, afirmou a presidente do Comsea, Karim Regina Frohmut.
No lançamento, os adolescentes do Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida que são os primeiros a participar do Projeto vão apresentar o jingle do novo programa no município.
Projeto Horta no Pote leva educação alimentar a Ferraz de Vasconcelos









