Construção ilegal em área pública é interrompida em Suzano

A Prefeitura de Suzano interrompeu na última terça-feira (22/08) a construção ilegal de um muro que estava sendo erguido em uma área pública na rua Rosa Umehara Manabe, na Chácara Méa. No ato, os agentes conduziram dois homens para o 2º Distrito Policial (DP) do Boa Vista. Um deles por dificultar os trabalhos de desfazimento e outro por se apresentar como o responsável pelas obras.

A operação teve participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal (GCM). Agentes e fiscais chegaram ao local graças a uma denúncia feita ao Ministério Público e à Ouvidoria Municipal.

A construção ilegal fica em uma Área de Preservação Permanente (APP). A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente preparou um relatório sobre as características do terreno. Isso deu subsídio para que o Departamento de Fiscalização de Posturas efetuasse a ação de desfazimento da construção irregular. Os agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da GCM garantiram o apoio necessário para a conclusão da atividade.

O homem que se apresentou como responsável pelas obras alegou na delegacia que tinha autorização para realizar o serviço. No entanto, não há registro dessa licença. Ele também alega que é dono do imóvel desde 2018. O que também não é verdade, já que se trata de uma área pública.

O outro detido, que dificultou os trabalhos da equipe da prefeitura no local, vai responder processo judicial, com pela prevista de detenção de dois meses a dois anos. A Polícia continua investigando o caso.

Preservação ambiental

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, destacou que a prefeitura estará sempre atenta para coibir as ações que não estejam regularizadas pela administração municipal e que coloquem em risco os recursos naturais da cidade. “Garantimos uma ação legítima visando à preservação do patrimônio público, que estava sendo irregularmente ocupado numa área de preservação. Tomamos as providências necessárias para interromper a atividade ilegal o quanto antes”, declarou Chiang.

A população pode colaborar para evitar as ações de ocupação irregular e/ou degradação ambiental em Suzano fazendo denúncias de construções ilegais pelo telefone da Ouvidoria Municipal, 0800-774-2007, ou pelo e-mail.

Construção ilegal em área pública é interrompida em Suzano

Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.