Especialistas discutem compartilhamento de postes em São Paulo

O compartilhamento de postes e a implantação de infraestrutura inteligente em São Paulo foram temas de debate nesta quinta-feira (25) durante um workshop que reuniu representantes do poder público, especialistas e entidades da engenharia. O encontro discutiu soluções para modernizar as redes aéreas e aumentar a segurança e a eficiência dos serviços prestados à população.
Realizado no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), o evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira.
Infraestrutura
Dividida em três painéis, a programação apresentou projetos voltados à organização das redes aéreas e destacou a necessidade de integração entre o poder público, concessionárias, empresas de telecomunicações e profissionais da engenharia.
Durante o workshop, Ricardo Teixeira defendeu o debate sobre o enterramento da fiação na capital e ressaltou que qualquer mudança dependerá da participação do Legislativo e do Executivo.
“Você tem muitas grandes cidades do mundo em que os fios são enterrados. Por que aqui não começamos? Qual é esse regramento? O que precisa passar pela Câmara para que isso aconteça? Qualquer alteração na regra municipal precisa passar pela Câmara para que possamos aprovar um projeto e o Executivo sancioná-lo. Por isso é importante que a Câmara participe dessa discussão”, afirmou.
Soluções
O presidente do SEESP, Murilo Pinheiro, afirmou que o objetivo do encontro foi discutir alternativas para reduzir os problemas provocados pelo excesso de cabos nos postes.
“A questão dos fios nos postes gera problemas que todos enxergam. Vamos discutir engenharia, segurança e tecnologia para contribuir para que isso não ocorra mais”, destacou.
O vice-prefeito de São Paulo, Coronel Mello Araújo, também participou do workshop e ressaltou a importância de ouvir especialistas para construir soluções para a cidade.
“Muitas vezes vemos postes carregados de fios, além de problemas como furtos e cabos caídos. É um tema muito importante. Cabe a nós ouvir os especialistas para construir algo melhor para a cidade. Sempre dá para melhorar”, afirmou.












