Governador anuncia 2 mil moradias para Itaquá

Governador anuncia 2 mil moradias para Itaquá. Em visita a Itaquaquecetuba nesta quinta-feira, 2, o governador de São Paulo descartou qualquer relação entre a situação da Barragem da Penha e as enchentes e alagamentos em vários bairros da cidade e outros municípios do Alto Tiet, mas anunciou moradias para que moradores de regiões alagadas sejam removidos das áreas de enchentes.

De acordo com Tarcísio de Freitas, bairros afetados como a Vila Maria Augusta, em Itaquá, são várzeas do rio Tietê e seus moradores precisam ser retirados dali, por meio de programas habitacionais.

O posicionamento do governador bate de frente com o que o prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues, vem falando há algumas semanas e que os demais prefeitos da região, via Condemat, também passaram a defender.

Em uma transmissão ao vivo por uma rede social na semana passada, Boigues afirmou que o escoamento da água no Rio Tietê está lento porque duas comportas na Barragem da Penha estão fechadas. E que essa lentidão seria um dos fatores determinantes que provocaria as enchentes.

De frente

Boigues ainda cobrou do Governo do Estado ajuda para o desassoreamento do rio no trecho dentro da cidade: “Toda chuva que cai no Alto Tietê passa por Itaquá. Tudo que cai em Santa Isabel passa por aqui. Em Arujá também. Mogi, Suzano, Poá, toda essa água vai passar pela cidade”, explicou o prefeito na transmissão.

Na quarta-feira, o vice-presidente do Condemat e prefeito de Arujá, Luís Camargo, esteve no Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo. Ele levou um pedido para que o órgão estadual abrisse mais comportas da barragem da Penha para favorecer o escoamento da água. O DAEE respondeu que isso não é possível.

Na visita de hoje, Tarcísio nega a influência da Barragem. Segundo ele, as comportas estão dando vazão suficiente. Freitas explicou: “Pra que isso aqui [as enchentes em Itaquá] tivesse relação com a Barragem da Penha, você teria todo Parque Ecológico [do Tietê] inundado, as marginais inundadas, [Rodovia] Ayrton Senna inundada, e não é isso que está acontecendo. A barragem tá operando com a cota 720, a gente aqui tá numa cota 732. Nós estamos 12 metros acima da cota da Barragem da Penha, então não tem relação com a barragem”.

Soluções

O governador visitou o bairro Maria Augusta, que está com ruas alagadas há várias semanas. Ele disse que a solução é que, a médio e longo prazo, as famílias afetadas sejam realocadas em outros locais. “Temos aqui muitas moradias numa área de várzea, uma área baixa. O que tá acontecendo nesse ano com certeza não aconteceu pela primeira vez, e vai acontecer outras vezes. Então, a gente precisa levar as pessoas para áreas que não sejam sujeitas a alagamentos. Porque enquanto as pessoas morarem na várzea do [Rio] Tietê, nós vamos ter esse problema”.

Freitas disse que sua equipe irá elaborar um estudo técnico para melhorar a vazão da água do Rio Tietê. Além de desassorear o trecho que corta a cidade e ainda construir duas mil moradias populares para acomodar quem hoje mora nessas áreas de risco.

“O que a gente vai ter que fazer a partir de agora: levantar as áreas que nós vamos ter à disposição e trabalhar com a prefeitura para fazer o levantamento dessas áreas. A partir daí, projeto. Vamos buscar as técnicas de construção que sejam mais rápidas pra construção modular, construção celular, de maneira que a gente possa trabalhar muito com essas estruturas pré-fabricadas. Isso vai permitir a gente construir residência com, por exemplo, 150, 180 dias após encomenda. E obviamente falando de um programa para os quatro anos”.

Ajuda humanitária

O governador também acompanhou a chegada de ajuda humanitária da Defesa Civil do Estado de São Paulo a Itaquaquecetuba. Lá, foram entregues 3,5 toneladas de doações à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A iniciativa é uma parceria com o Fundo Social de São Paulo (Fussp).

A cidade já recebeu mais de mil itens em ajuda humanitária da Defesa Civil, como cestas básicas, colchões, cobertores e kits de limpeza, totalizando um aporte de R$ 125,5 mil. Ainda na região, Tarcísio de Freitas também visitou o bairro Vila Maria Augusta para avaliar os danos causados pelas chuvas na região.

Governador anuncia 2 mil moradias para Itaquá

Governador anuncia 2 mil moradias para Itaquá

Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.