Talibã proíbe mulheres em parques e jardins

Talibã proíbe que as mulheres afegãs frequentem os parques e jardins de Cabul. Desta forma, o governo talibã tira das mulheres um dos últimos espaços públicos de liberdade a que elas tinham direito, mesmo com as severas restrições impostas pelo regime fundamentalista islâmico.

No início desta semana, o Talibã ordenou que funcionários de parques e jardins fechassem suas portas para as mulheres, como viram jornalistas da AFP na capital. Até a proibição, o governo havia determinado horários e dias diferenciados para que homens e mulheres não se cruzassem.

“Em muitos lugares, violaram as regras”, disse à AFP nesta quarta-feira o porta-voz do Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, Mohammad Akif Sadeq Mohajir. “Houve uma mistura entre homens e mulheres e o hijab (véu que cobre a cabeça e o pescoço) não foi respeitado. É por isso tomamos essa decisão neste momento”, continuou.

Interpretação ultra rigorosa do Islã

Sentada em um restaurante em Cabul com vista para um parque da cidade, Wahida observa, cansada, seus filhos brincarem pelas janelas. Ela não pode acompanhá-los. “Não há escola, não há trabalho, precisamos pelo menos ter um lugar para nos divertir”, confidencia à AFP a mãe desiludida, barrada na entrada.

Desde seu retorno ao poder em agosto de 2021, após 20 anos de guerra e a retirada das tropas americanas, o Talibã impôs uma interpretação ultra rigorosa do Islã. Eles constantemente restringiam as liberdades das mulheres, banindo-as das escolas secundárias e ordenando-lhes que usassem o véu completo. Excluídas da maioria dos empregos públicos, as mulheres também não podem viajar sozinhas para fora de sua cidade.

Um dos últimos espaços de liberdade

Os parques foram uma das últimas áreas de liberdade ainda concedidas a eles. “Precisamos de um lugar para nos divertir, nossa saúde mental depende disso. Estamos cansados ​​de ficar o dia todo em casa, cansados ​​de tudo”, diz Wahida, que está desempregada como o marido.

Talibã proíbe mulheres em parques e jardins

Tagged: , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.