Orquestra Municipal de Santa Isabel ganha novos instrumentos

A Prefeitura de Santa Isabel adquiriu nesta semana novos instrumentos para a Orquestra Municipal de Santa Isabel. As aquisições aconteceram com recursos próprios. Ao todo, a administração adquiriu 23 novos itens, sendo: duas tubas 3/4; cinco trompas; três flugelhorns; cinco tripés de bumbo; cinco tripés de caixa; um tripé de tenor; uma caixa half shell e um xilofone.
Além de as novas aquisições, os demais instrumentos da Orquestra Municipal de Santa Isabel também passaram por uma restauração e voltaram novinhos em folha para as mãos dos alunos. A necessidade da manutenção ocorre pelo uso prolongado dos instrumentos, utilizados diariamente pelos mais de duzentos alunos da orquestra.
O investimento de R$ 60 mil saiu dos cofres da Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Educação. E os alunos aprovaram o resultado. De acordo com o Maestro Edmar Valinhos, responsável pela Orquestra, devido ao desgaste natural das peças, como válvulas ou pistões, a restauração era necessária.
Qualidade sonora
A manutenção garante um bom desempenho e qualidade sonora. Além disso, ajustes e reparos são necessários para corrigir eventuais danos ou problemas que possam surgir com o tempo de uso.
“Após passarem por reformas, os instrumentos de metais devem apresentar um melhor desempenho. Com uma resposta mais precisa e suave, além de uma qualidade sonora aprimorada. Também devem apresentar uma vida útil prolongada, permitindo que sejam utilizados por mais tempo sem problemas significativos”, afirma o maestro.
O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, afirma que o investimento de mais de 60 mil reais em instrumentos faz parte do pacote de incentivos voltado à Orquestra Municipal. “Estamos fomentando a nossa orquestra, para que ela continue a crescer e evoluir. Nossos músicos têm notoriedade em todo Estado de São Paulo, e também em outras partes do Brasil. Vejo um futuro brilhante para esses meninos e meninas isabelenses”.









