Deficientes auditivos e surdos têm serviço inédito em Suzano

Os deficientes auditivos e surdos de Suzano têm acesso a um serviço inédito e pioneiro na região do Alto Tietê. Instalada há seis meses, a Central de Interpretação de Libras (CIL) da Prefeitura chegou à marca de 119 atendimentos.
O serviço é uma idealização da Secretaria Municipal de Comunicação Pública e do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe. O principal objetivo é facilitar e promover o acesso de deficientes auditivos e de pessoas surdas aos serviços públicos municipais. O instrumento é a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Dentre as ações – que resultaram em uma média de praticamente 20 a cada mês – destacam-se as prestadas em consultas médicas da Secretaria de Saúde. São 39 atendimentos. Em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros serviços da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com 34.
E ainda suporte para questões relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor junto ao Procon. Foram 15 atendimentos. Em assuntos administrativos, foram seis. No auxílio em reuniões de pais e mestres em escolas públicas municipais, quatro atendimentos. No apoio às solicitações de benefícios relacionados ao transporte público para pessoas com deficiência (PCDs), também foram quatro. Em outros assuntos, 17 atendimentos.
Video-chamadas
Vale destacar que os atendimentos ocorrem desde maio, principalmente, por meio de vídeo-chamadas marcadas com até cinco dias úteis de antecedência. A CIL funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Para utilizar, o interessado deve fazer o agendamento pelo formulário on-line disponível no link http://bit.ly/cilsuzano.
Em casose emergenciais, o interessado pode solicitar aos próprios agentes dos equipamentos públicos municipais, para assegurar o auxílio da intérprete de Libras Larissa Araújo Hipólito.
Por sua vez, o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, destacou que a ideia sempre foi garantir a democratização do acesso à informação e aos serviços disponíveis. “A possibilidade de uso de Libras é fundamental para contribuir com o pleno entendimento das informações solicitadas pelos surdos acerca de qualquer serviço que a prefeitura oferece. Exemplo disso são os atendimentos realizados em consultas médicas que, sem dúvida, facilitam o acolhimento em todos os níveis da assistência, aumentando a qualidade do serviço prestado”, disse o chefe da pasta.
Deficientes auditivos e surdos têm serviço inédito em Suzano









