Legislativo de Mogi lança escola para formação cidadã
Escola do Legislativo vai oferecer cursos para população. "Câmara Municipal de Mogi das Cruzes."

Moradores de Mogi das Cruzes passam a contar com uma nova iniciativa voltada à formação cidadã e ao aperfeiçoamento do serviço público. A Câmara Municipal lançou, na tarde desta segunda-feira (22), a Escola do Legislativo de Mogi das Cruzes, projeto que tem como objetivo capacitar servidores, assessores e vereadores, além de aproximar a população das atividades parlamentares.

O lançamento foi conduzido pelo presidente da Câmara, José Francimário Vieira (PL), o Farofa. Também participaram do evento as vereadoras Inês Paz (PSOL) e Priscila Yamagami (PL), integrantes da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis, além dos vereadores Edson Santos (PSD) e Bi Gêmeos (PSD).

A servidora efetiva da Câmara Poliana de Lima Noronha foi nomeada diretora da Escola do Legislativo. O instituto de ensino terá ainda Thiago Antônio Batalha como vice-diretor e coordenador pedagógico.

Segundo Poliana, a nova instituição pretende estabelecer parcerias com a Abel (Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas) e com o Interlegis, programa do Senado Federal que oferece gratuitamente soluções tecnológicas voltadas à modernização, segurança de dados e transparência das atividades legislativas em câmaras municipais e assembleias legislativas. A proposta também prevê a oferta de cursos presenciais e online.

Thiago Batalha explicou que, nesta fase inicial, a prioridade será disponibilizar cursos oferecidos em parceria com instituições externas. “Vamos usar essas parcerias para oferecer cursos prontos que já ficam disponíveis em plataformas digitais. São cursos com professores conceituados que já contam com certificados da ENAP [Escola Nacional de Administração Pública]. Vamos oferecer cursos para servidores, mas também para a população no geral”.

Formação

De acordo com ele, as próximas etapas envolvem a elaboração do Regimento Interno e do Planejamento Pedagógico da instituição. “Agora, vamos definir o regimento interno da Escola do Parlamento, bem como o seu planejamento pedagógico. Haverá cursos que abordam temas como gestão pública, orçamento público, cobranças da Prefeitura, assim como assuntos de aprimoramentos internos, como técnicas legislativas para que o servidor da Câmara possa prestar atendimento de excelência. Queremos iniciar as aulas já no segundo semestre agora”, afirmou.

Poliana reforçou que a missão da Escola do Legislativo vai além da qualificação técnica. “O objetivo principal da escola é aproximar a população, criar uma ponte entre o cidadão e a Câmara, além de capacitar servidores, assessores e vereadores. Os cursos serão definidos durante a elaboração do plano pedagógico. Teremos 90 dias para entregar o Regimento Interno da Escola do Legislativo”.

Ela também destacou que a nova estrutura deverá fortalecer programas já desenvolvidos pela Câmara Municipal. “Por exemplo, nosso programa de visitação e o Parlamento Estudantil. A Escola do Legislativo vai fortalecer ainda mais essas iniciativas, que também têm como objetivo aproximar a população da Câmara”.

Participação

Para o presidente da Câmara, José Francimário Vieira, o Farofa, a criação da escola representa um marco na história do Legislativo mogiano. “Hoje, estamos realizando um sonho de muitos anos. Nossa equipe visitou escolas parlamentares em todo o estado. Trata-se de um passo histórico, já que vamos abrir novas portas para a cidadania”.

Vice-presidente da Câmara e integrante da Comissão Permanente de Educação, Priscila Yamagami afirmou que a implantação da escola é resultado de um trabalho construído ao longo dos últimos anos. “Estou muito feliz. A escola do parlamento é algo que eu defendo desde a campanha. Esse projeto não começou agora e contou com esforços de outras pessoas, como o ex-vereador Zé Luiz. Abriremos as portas para todos os cidadãos para falar sobre política, cidadania e gestão pública”.

A vereadora Inês Paz também destacou a importância da iniciativa e defendeu a participação coletiva na construção do projeto pedagógico. “Como diria Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, mas transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo. Espero que o planejamento pedagógico seja construído coletivamente”.

O vereador Edson Santos reforçou o apoio à criação da Escola do Legislativo. “Tudo que aproxima a população da Câmara terá meu apoio. Esse será um relevante meio de reflexão, informação e aprendizado”.

Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.