Zera Fila tenta reduzir demanda por exames e cirurgias em Guarulhos

Zera Fila busca reduzir demanda por consultas, exames e cirurgias. A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta terça-feira (6) o programa Zera Fila. O objetivo é reduzir a demanda reprimida na cidade por consultas, exames e cirurgias. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, Guarulhos tem hoje aproximadamente 380 mil procedimentos atrasados devido principalmente à demanda reprimida durante o período de pandemia.

O Zera Fila consiste numa força-tarefa com a repactuação do plano de trabalho do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e do Hospital Municipal Pimentas/Bonsucesso (HMPB), geridos pela Organização Social Santa Casa de São Bernardo do Campo (SCSB). A entidade vai otimizar a retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos, consultas e exames, reduzindo o impacto das filas de espera.

O projeto recebeu recursos obtidos junto ao Governo do Estado (R$ 21 milhões).

Profissionais contratados pela organização farão o chamamento dos pacientes para realizarem os procedimentos em áreas próprias e anexas ao HMU e ao HMPB durante todo o mês de dezembro, utilizando espaços abertos em suas agendas e realizando procedimentos inclusive nas madrugadas e aos finais de semana.

Demanda reprimida

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, Guarulhos tem 380.520 consultas, cirurgias e exames na fila. São 207.828 pacientes que esperam consultas especializadas, 171.560 que aguardam exames e 1.132 solicitações de cirurgias eletivas.

Os números mais expressivos são na área de ultrassonografia simples. São 53.112 exames em espera na rede. Na área de consultas, duas especialidades chamam a atenção: oftalmologia (28.982 pacientes em espera) e ortopedia (21.544). Mas neurologia também preocupa, com os 11.741 pacientes na fila.

Vans nos terminais

Um serviço de call center montado especialmente para esse fim, bem como a própria regulação municipal vão convocar os pacientes que se encontram na fila de espera. Os pacientes devem aguardar a ligação ou mensagem de texto. A Prefeitura pede que ninguém se dirija a nenhuma das instituições de saúde antes da convocação.

Tagged: , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.