STF autoriza transporte público gratuito no 2º turno

STF autoriza transporte público gratuito no 2º turno. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, decidiu nesta terça-feira (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições. A votação acontece no próximo dia 30.

Pela decisão do ministro, não caberá responsabilizar por improbidade administrativa ou crime eleitoral os prefeitos que adotarem a medida. A decisão é uma resposta à ação protocolada pela Rede Sustentabilidade.

A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais. E ainda que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil. Mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação. E que, em muitos casos, é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51.

Ao anunciar a medida, o ministro também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação, como a registrada no primeiro turno.

Sem filas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, ainda não anunciou as medidas que a instituição está tomando para evitar que os eleitores enfrentem filas no segundo turno das eleições.

No dia da votação em primeiro turno, eleitores de diversas seções eleitorais em todo o país reclamaram de imensas filas para votar. A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanhou a votação no Brasil também observou as filas.

Durante a abertura da primeira sessão do TSE após o primeiro turno, Moraes disse que os problemas que causaram as filas estão sendo equacionados com os tribunais regionais eleitorais (TREs).

STF autoriza transporte público gratuito no 2º turno das eleições.

Tagged: , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.