Ribeirão Pires tem nova eleição para prefeito em 30 dias

Ribeirão Pires tem nova eleição para prefeito em 30 dias. Termina nesta sexta-feira, 11, o prazo para a inscrição no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) das chapas que irão disputar as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Ribeirão Pires. No sábado, 12, começa oficialmente a campanha de rua. As eleições acontecem em 30 dias e, quem for eleito em 11 de dezembro, será diplomado ou diplomada em 13 de janeiro de 2023. Somente após essa data, a população saberá o dia e a hora para a posse.

O TRE-SP determinou a realização da eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Ribeirão Pires, depois da cassação do prefeito Clóvis Volpi (PL) e do vice, Humberto D´Orto Neto. Eles foram incluídos na Lei da Ficha Limpa. Clovis Volpi, que fora prefeito do município de 2009 a 2012, teve as contas relativas ao mandato anterior rejeitadas pelo Tribunal de Justiça.

Desde setembro, o município está sob comando interino do vereador e presidente da Câmara Municipal, Guto Volpi (PL), filho do prefeito afastado e que já anunciou que vai concorrer ao cargo. Para a campanha, Guto busca se apoiar tanto nos feitos da máquina pública deixados por seu pai, Clovis Volpi (PL), quanto no apoio que conta no Legislativo. Dos 17 vereadores, apenas dois não estão em sua base de apoio, Márcia Coletivo de Mulheres (PT) e Rato Teixeira (PTB). Mesmo aqueles que estão em partidos de oposição declaram abertamente seu apoio.

Mais nomes

Outro que tenta a candidatura é o ex-prefeito Kiko Teixeira. Ele tem a concorrência interna de no grupo político com Flávia Dotto (PSDB) e Gabriel Roncon (Cidadania) disputam a preferência. Aliados até 2020, Roncon rompeu com Kiko no ano seguinte. Com a federação estabelecida a partir da eleição geral deste ano, ambos estão disputando para definir quem estará nas urnas.

Com o nome do ex-vereador Renato Foresto escolhido desde janeiro, época em que a eleição suplementar ainda não era uma realidade, o PT busca se apoiar na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente como trunfo para tentar retornar ao poder.

Outro nome na disputa será de Amigão D’Orto (PSB). O ex-vice-prefeito da gestão Clovis Volpi quer apostar na imagem da experiência aliada ao novo. O socialista deixou clara suas queixas contra o ex-aliado e agora busca mostrar suas diferenças para emplacar apoiadores.

A empresária Marisa Reinoso, a Marisa da Casas Próprias (Solidariedade), entrou novamente na disputa. Quarta colocada em 2020 (incluindo as candidaturas impugnadas de Clovis e Kiko), a candidata foi procurada por outros grupos para somar forças, porém, não quer deixar a cabeça de chapa. Sua ideia é mostrar o que é possível fazer em um mandato mais curto do que o normal. Ribeirão Pires tem nova eleição para prefeito em 30 dias

Tagged: , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.