Operação Motel Seguro interdita motel em Jundiapeba por irregularidades

A Operação Motel Seguro interditou um motel em Jundiapeba na tarde desta terça-feira (23/09). A Secretaria Municipal de Segurança tomou a ação porque o estabelecimento funcionava sem licenciamento, mesmo após notificação na semana anterior. A medida visa garantir segurança e cumprimento das normas municipais.
O Departamento de Fiscalização de Posturas iniciou a operação em 15 de setembro e vistoriou sete motéis na cidade. Durante a primeira fiscalização, dois estabelecimentos receberam notificações para renovar licenciamento. Outros dois tiveram atividades paralisadas por não apresentarem licenciamento válido e possuírem AVCB vencido.
Em seguida, as equipes retornaram aos motéis paralisados para confirmar se os responsáveis cumpriam as determinações. Um dos locais continuava funcionando, então a Secretaria interditou imediatamente o estabelecimento. O motel só poderá reabrir quando apresentar toda documentação regularizada.
“O trabalho de fiscalização ocorre durante todo o ano, mas intensificamos as ações devido a recentes ocorrências de óbitos em motéis. Nosso objetivo é garantir mais segurança e tranquilidade para os usuários desses serviços”, explicou o secretário Gilberto Ito.
Durante as vistorias, os fiscais conferem certificado de licenciamento integrado, AVCB, alvarás de funcionamento e as condições gerais do espaço. Além disso, a Secretaria realizou ações de fiscalização em hospedagens da região central de Mogi das Cruzes, no mês de junho.
Irregularidades
Na primeira ação, nove estabelecimentos receberam vistoria nas ruas Barão de Jaceguai e Princesa Isabel de Bragança. Quatro locais sofreram autuações: um foi fechado por irregularidades sanitárias e presença de substâncias ilícitas, enquanto os demais receberam notificações ou tiveram atividades paralisadas por falta de licenciamento.
Na segunda verificação, cinco estabelecimentos passaram por fiscalização. Dois já estavam fechados, um foi autuado por atuar sem licença, outro teve atividades paralisadas por falta de licenciamento, e um foi interditado por irregularidades sanitárias.
A população pode denunciar irregularidades pelo telefone 153 do Centro de Operações Integradas (COI), pelo 156 da Ouvidoria Municipal ou pelo aplicativo Colab.