Mogi reforça prevenção em plano de estiagem
Plano de prevenção reúne órgãos em Mogi das Cruzes. "Divulgação PMMC."

O Sistema de Proteção e Defesa Civil de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta quarta-feira (24/06/2026), uma reunião no Centro de Operações Integradas (COI). O encontro avançou na elaboração do Plano de Contingência para Estiagem (Placon). A ação teve foco na prevenção dos impactos do período de tempo seco no município. Participaram representantes de diversos órgãos que atuam em ocorrências da estiagem.

Planejamento

Durante a reunião, o Sistema de Proteção e Defesa Civil coordenou as discussões. Os participantes definiram medidas para reduzir os impactos da estiagem na cidade. Também ajustaram o fluxo de acionamento entre os órgãos. O objetivo foi otimizar os recursos disponíveis. As ações de prevenção envolvem o combate a queimadas, incêndios florestais e a orientação sobre economia de água.

O gestor do Sistema de Proteção e Defesa Civil, Marcos Vicente de Paulo, destacou a importância do plano em elaboração. Ele afirmou: “O Plano de Contingência de Estiagem é um documento importante porque aponta a estratégia a ser adotada em casos de urgência e emergência causados pela falta de chuva e pelo tempo seco. Isso propicia um atendimento integrado e aumenta a rapidez das respostas às demandas da população”.

Clima

Marcos Vicente também alertou para os efeitos do Super El Niño. Segundo ele, o fenômeno influencia o regime de chuvas e aumenta a ocorrência de ondas de calor. “O fenômeno deve se intensificar durante o segundo semestre e Mogi das Cruzes já vem se preparando para atender sua população”, disse.

Como parte da prevenção, representantes da Defesa Civil participaram, em abril, de um treinamento da Operação SP Sem Fogo. A capacitação marcou o início da fase vermelha da operação estadual. Após o treinamento, o município recebeu um kit estiagem do Governo do Estado. O material inclui abafadores, bombas costais, enxadões, luvas, bonés, lanternas, cantis e facões.

Orientações

A reunião contou com representantes de diversas secretarias municipais e órgãos parceiros. Participaram também a Guarda Civil Municipal, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Fundação Florestal, DER e Instituto Ecofuturo.

A Defesa Civil reforça medidas de prevenção para a população. Não se deve colocar fogo em lixo ou vegetação. Também é importante evitar o descarte de cigarros acesos em áreas secas. O descarte de vidro em locais com vegetação deve ser evitado. O reflexo do sol pode causar incêndios.

A economia de água também segue como prioridade. O consumo consciente ajuda a reduzir os impactos da estiagem. Isso se torna ainda mais importante em períodos de baixa chuva.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O atendimento funciona 24 horas.

Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.