Mudas reforçam arborização no Junho Verde em Guararema

A doação de 300 mudas nativas feita pela concessionária de energia EDP já está sendo utilizada em ações de arborização urbana e educação ambiental em Guararema. As primeiras espécies foram plantadas no último dia 17 no Horto Municipal, no bairro Ipiranga, durante uma atividade vinculada à programação do Junho Verde. Além disso, o restante das mudas será destinado ao Parque do Lago “Professora Áurea Maria Camargo Ramos”, também no bairro Ipiranga. Dessa forma, novos plantios devem ocorrer nos próximos dias.
Entre as espécies nativas doadas estão Araçá, Cambuci, Manacá da Serra, Pititanga e Araticum. Assim, a iniciativa fortalece o trabalho ambiental já desenvolvido no município. Além disso, amplia áreas verdes e contribui diretamente para o aumento da biodiversidade local.
Educação ambiental
A atividade realizada no Horto Municipal contou com uma palestra sobre arborização urbana. Durante o encontro, os participantes discutiram a convivência entre árvores e redes elétricas. Também debateram temas como segurança e qualidade de vida. Portanto, a ação reforçou o caráter educativo da parceria com a EDP.
Ampliação de áreas verdes
No Parque do Lago “Professora Áurea Maria Camargo Ramos”, as mudas doadas irão compor novas etapas de preservação ambiental. O espaço está localizado na avenida Antonio Teixeira Muniz e foi inaugurado em outubro de 2025. Além disso, o parque tem como foco a preservação ambiental, a educação ecológica e o turismo sustentável.
Com isso, o plantio ajudará a aumentar a estabilidade ambiental da área. Além disso, contribuirá para a adaptação do ecossistema diante de eventos climáticos extremos.
Parceria ambiental
Segundo a EDP, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade nas regiões onde atua. “Estamos muito felizes com esta parceria junto ao município. A doação de 300 mudas de espécies nativas para Guararema reforça o compromisso da EDP com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos”, afirmou Flávia Oliveira, especialista de Meio Ambiente da concessionária.
Além disso, a representante destacou que iniciativas como essa ajudam a recuperar áreas verdes. Elas também fortalecem a biodiversidade e melhoram a qualidade de vida da população. Dessa forma, promovem um território mais resiliente, equilibrado e preparado para o futuro.
Junho Verde
As ações fazem parte da programação do Junho Verde. A iniciativa é da Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Proteção Animal. Ao longo do mês, o programa reúne atividades voltadas à educação ambiental, sustentabilidade e bem-estar animal.
Além disso, a programação inclui palestras, oficinas, campanhas educativas e ações de arborização. Também são realizadas atividades em contato com a natureza e ações de conscientização para diferentes públicos. Entre os temas abordados estão recursos hídricos, reciclagem, mudanças climáticas, agroecologia, conservação ambiental e proteção animal. Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Guararema.












