Sabores que Abraçam fortalece o Mercadão de Mogi
Projeto gastronômico reúne público e terá novas edições. "Divulgação PMMC."

Centenas de pessoas participaram da segunda edição do projeto “Sabores que Abraçam – O Mercado que Alimenta Histórias”, realizada nesta quinta-feira (25/06), no Mercado Municipal de Mogi das Cruzes. A iniciativa consolidou-se como um sucesso de público ao reunir visitantes em uma experiência gastronômica inspirada na Copa do Mundo.

Durante a programação no Mercadão, a organização distribuiu gratuitamente 300 pedaços de bolo de milho cremoso com cobertura de glacê verde. A receita temática uniu a tradição das festas juninas à paixão nacional pelo futebol. Com a grande receptividade do público, a Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar confirmou duas novas edições do projeto para agosto e novembro.

Além disso, o projeto valoriza o Mercado Municipal, os comerciantes e os produtores locais por meio de experiências gastronômicas e culturais. A edição desta quinta-feira aproximou moradores, comerciantes, autoridades e visitantes, reforçando o Mercadão como espaço de convivência.

Nesse contexto, o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, afirmou que a resposta positiva da população demonstra o interesse por iniciativas que transformem o Mercado Municipal em um ambiente de experiências.

“O retorno da população foi extremamente positivo e isso nos mostra que as pessoas querem viver experiências no Mercadão. O ‘Sabores que Abraçam’ nasceu justamente para valorizar nossos comerciantes, nossos produtores e a história deste espaço tão importante para Mogi das Cruzes. Ficamos muito felizes em ver famílias, visitantes e comerciantes compartilhando esse momento de convivência e celebração”, destacou.

Por isso, Renato Abdo confirmou a continuidade da iniciativa.

“Já estamos preparando as próximas edições, que acontecerão em agosto e novembro. A ideia é que cada encontro apresente novos sabores e novas histórias, fortalecendo cada vez mais o vínculo da população com o Mercado Municipal e a produção local”, completou.

Parcerias

Como ocorreu na primeira edição, realizada em abril, o projeto contou com a parceria do Centro Universitário Braz Cubas.

Alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia elaboraram e prepararam a receita distribuída ao público. Já os permissionários do Mercado Municipal doaram os ingredientes à Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar.

Além da participação do público, o evento reuniu os vereadores Otto Rezende e Malu Fernandes, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Valterli Martinez, e representantes dos permissionários do Mercado Municipal.

Segundo Valterli Martinez, iniciativas como essa fortalecem o comércio local e ampliam a atratividade do Mercadão.

“O Mercado Municipal é um patrimônio econômico e cultural da cidade. Projetos como o ‘Sabores que Abraçam’ trazem movimento, valorizam os comerciantes e mostram que o Mercadão pode ser, cada vez mais, um espaço de experiências e convivência. O resultado desta edição demonstra que a população abraçou a proposta”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, Wagner Kameoka, ressaltou os benefícios da iniciativa para comerciantes e produtores.

“Para nós, permissionários do Mercado Municipal, é muito importante e satisfatório ver o espaço cheio e a população participando de uma ação que valoriza nossos produtos e nossa história. Essas iniciativas ajudam a fortalecer os comerciantes, os produtores, atraem novos visitantes e fazem com que o Mercadão seja lembrado como um espaço de tradição, qualidade e acolhimento”, declarou.

Desde sua criação, em abril deste ano, o projeto busca transformar o Mercado Municipal em um espaço permanente de experiências gastronômicas e culturais.

Assim, aproxima consumidores, comerciantes e produtores por meio de receitas elaboradas com produtos da safra e ingredientes encontrados no próprio Mercadão.

Dessa forma, com novas edições confirmadas para agosto e novembro, o projeto continuará fortalecendo o Mercado Municipal como patrimônio gastronômico, cultural e turístico de Mogi das Cruzes.

Além disso, a iniciativa ajudará a preservar tradições e criar novas memórias para moradores e visitantes.

Saúde

Além da programação gastronômica e cultural, o Mercado Municipal também recebeu uma ação de promoção à saúde.

Durante o evento desta quinta-feira (25/06), a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar realizou uma campanha especial de vacinação contra a gripe.

Durante a ação, as equipes aplicaram 568 doses da vacina contra a Influenza entre 9h e 15h. Assim, ampliaram a proteção da população em um dos pontos de maior circulação de pessoas da cidade.

Por fim, a ação reforçou o caráter multidisciplinar do projeto. Ao mesmo tempo, demonstrou que o Mercadão, além de reunir sabores, histórias e experiências, também contribui para a promoção da saúde e o cuidado com a população.

Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.