Prefeitura de Itaquá inicia maior modernização de sua história
Obras de modernização do Paço Municipal de Itaquaquecetuba incluem tecnologia, acessibilidade, eficiência energética e ampliação dos serviços públicos prestados à população. "Foto: Divulgação"

O prefeito de Itaquaquecetuba, Delegado Eduardo Boigues (PL), iniciou um dos maiores projetos de modernização da estrutura pública da história do município. Com investimento de R$ 19.099.127,83, a administração municipal promoverá a reforma completa do atual Paço Municipal e a construção de um novo prédio administrativo, tornando o complexo um dos mais modernos e equipados do estado de São Paulo.

As obras tiveram início em 7 de maio de 2026 e possuem prazo de execução de 24 meses. O projeto contempla a modernização integral da sede da Prefeitura, localizada na Vila Virgínia, além da construção de um prédio anexo que ampliará significativamente a capacidade de atendimento ao público.

Com a intervenção, o complexo administrativo ganhará mais 5.195,20 metros quadrados de área construída, permitindo concentrar em um único espaço diversas Secretarias Municipais e setores que atualmente funcionam em locais distintos da cidade. A medida busca facilitar o acesso da população aos serviços públicos, reduzindo deslocamentos e proporcionando maior agilidade na resolução das demandas dos cidadãos.

Os recursos para execução da obra foram obtidos por meio da Desenvolve SP, agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo. A empresa Vigent Construções Ltda., vencedora do processo licitatório, será responsável pela execução dos trabalhos.

O projeto prevê uma ampla transformação da estrutura física da Prefeitura. Entre as melhorias estão a reforma completa dos ambientes internos e externos, renovação da fachada com pele de vidro, substituição total das instalações elétricas e hidráulicas, climatização de todos os setores, modernização da infraestrutura tecnológica, adequações de acessibilidade e implantação de sistemas de proteção e combate a incêndio.

Também fazem parte do projeto a revitalização do paisagismo externo, reforma dos sanitários, instalação de sistema fotovoltaico para geração de energia e outras soluções voltadas à eficiência energética, tornando o prédio mais sustentável.

Além de oferecer melhores condições para o atendimento da população, a nova estrutura proporcionará mais conforto aos servidores municipais, que passarão a contar com refeitório, cozinha e área de descanso.

Reeleito em 2024, ainda no primeiro turno, com 92,9% dos votos válidos resultado que o tornou o prefeito mais votado do Brasil entre municípios com mais de 200 mil habitantes Delegado Eduardo Boigues destacou que a modernização acompanha o crescimento de Itaquaquecetuba, atualmente com quase meio milhão de habitantes.

“Os prefeitos anteriores não investiram na estrutura. E este tipo de investimento é importante e estratégico, pois atende melhor o cidadão e o servidor que trabalha na Prefeitura. Trata-se de valorização do patrimônio público e, sobretudo, da qualificação dos serviços oferecidos à população. Com instalações mais modernas, acessíveis e tecnológicas, teremos um atendimento mais ágil, organizado e humanizado”, afirmou o prefeito.

Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.