Itaquá ganha visibilidade com projeto de educação bilíngue

A Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Charles Michel de L’Épée, referência em ensino inclusivo em Itaquaquecetuba, conquistou mais um reconhecimento nacional. A unidade foi convidada para participar do e-book “Retratos de uma educação com surdos: boas práticas no terceiro Campeonato Artístico Literário do Casa Libras – UFSCar”, produzido com apoio do Ministério da Educação (MEC).
Além do convite, a participação representa uma oportunidade valiosa de compartilhar metodologias e práticas pedagógicas com educadores de diversas regiões do país. Dessa forma, a escola amplia seu papel de destaque no fortalecimento da inclusão e da comunicação acessível.
O e-book reúne experiências bem-sucedidas de instituições que promovem a inclusão por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, o material reforça o compromisso de diferentes redes de ensino com uma educação mais igualitária, participativa e de qualidade.
O convite para integrar a publicação surgiu após a escola conquistar o 1º lugar na categoria Educação Infantil do 3º Campeonato Artístico-Literário do Casa Libras, realizado em 2024 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esse resultado, portanto, destacou a dedicação dos profissionais e o impacto positivo do trabalho desenvolvido diariamente com os estudantes.
Inaugurada em 2022, a EMEBS Charles Michel de L’Épée se tornou a primeira escola bilíngue para surdos em classe regular do ensino fundamental no Alto Tietê. Desde então, o espaço vem se destacando por adotar práticas inovadoras e acessíveis, que estimulam o aprendizado e o protagonismo de cada aluno. Além disso, a escola tem sido um exemplo de como o ensino bilíngue pode transformar realidades e ampliar horizontes.
Destaque
A secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo, celebrou o reconhecimento nacional. Segundo ela, ver o trabalho da rede municipal valorizado em todo o Brasil é motivo de grande orgulho. “Nossa gestão respeita, acolhe e transforma vidas por meio da educação”, afirmou.
Por sua vez, o prefeito Eduardo Boigues também destacou o feito. “A escola é um exemplo do que acreditamos para Itaquá: uma educação inclusiva, inovadora e que valoriza cada estudante. Parabéns à equipe por levar o nome da cidade para todo o Brasil”, declarou o chefe do Executivo.
Com isso, Itaquaquecetuba reforça seu papel como referência em inclusão e qualidade no ensino público, inspirando outras cidades a investir em uma educação verdadeiramente acessível.