Rota do Yakisoba chega a Suzano para impulsionar o turismo

A Prefeitura de Suzano oficializou neste sábado (11/10) a Rota do Yakisoba, iniciativa que visa impulsionar o turismo local. O projeto oferece a moradores e visitantes a oportunidade de experimentar receitas distintas do prato em 11 restaurantes credenciados. O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Ishi durante cerimônia no Mercado Municipal, na região central.
Todos que participarem do tour gastronômico receberão um selo em seus passaportes e poderão registrar seu prato favorito. A ação busca divulgar as receitas suzanenses fora do município, reforçando a identidade cultural e atraindo turistas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego organizou o evento em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Do total de estabelecimentos credenciados, dez oferecem o prato em pontos fixos:
- Casa do Yakisoba (rua General Francisco Glicério, 860 – Centro);
- Kizui Sushi (avenida Armando Salles de Oliveira, 158 – Parque Suzano);
- Lig-Lig Suzano (rua Tiradentes, 90 – Centro); Mensorê (rua Jeca Tatu, 846 – Jardim Cacique);
- Obento do Japa (rua Benjamin Constant, 1.210 – Centro);
- Oriental Suzano (rua Baruel, 195 – Vila Costa);
- Restaurante Família Fujii (rua Major Pinheiro Fróes, 2.338 – Vila Maria de Maggi);
- SeaFood Culinária Japonesa (rua Nove de Julho, 1.255 – Jardim Santa Helena);
- Temakeria Umii (rua Tokuzo Terazaki, 241 – Vila Mazza);
- Yakisoba Tiradentes (rua Tiradentes, 136 – Centro).
O restaurante Yakisoba Munrá oferece o prato em três pontos itinerantes: às quartas no pátio central da rua Benjamin Constant, 1.930, no Centro; às quintas na Praça Cidades das Flores, Centro; e às sextas na Praça Cruzeiro do Sul, bairro Cidade Cruzeiro do Sul.
Selos
Carol Galindo, coordenadora de Turismo Gastronômico do Comtur, informou que a ação com selos durará até 10 de novembro, período em que o prato terá preço promocional. Após esse período, a Rota do Yakisoba continuará disponível para todos os restaurantes.
As receitas dos restaurantes não têm relação com os yakisobas tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Suzano (Compac), que mantém a versão tradicional com molho à base de caldos de ossos, temperos e vegetais frescos. O secretário Mauro Vaz e o prefeito Pedro Ishi reforçaram que a rota integra o MIT e contribui para o novo Plano Diretor de Turismo da cidade, promovendo gastronomia, cultura oriental e demais atrações locais.