Programa Mãe Guarulhense garante cuidado integral a gestantes

O Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos lançou nesta quinta-feira (29) o Programa Mãe Guarulhense. A iniciativa tem como objetivo acompanhar gestantes desde o pré-natal até o período pós-parto. Com isso se garante um cuidado integral, humanizado e contínuo às mães e aos bebês do município.
A ação é uma parceria com a Secretaria da Saúde, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Proteção e Defesa Civil. Além da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. A ideia é fortalecer a atuação integrada da rede municipal de atendimento à saúde maternoinfantil.
Voltado à promoção da saúde e do bem-estar das famílias, o programa oferece acesso a consultas médicas, exames, orientações e ações educativas para gestantes cadastradas na rede municipal. O protocolo busca assegurar uma gestação mais segura e saudável, contribuindo para um início de vida com mais qualidade, proteção e acolhimento aos recém-nascidos.
O impacto da iniciativa vai além do apoio material. O Programa Mãe Guarulhense reforça a importância do pré-natal de qualidade e da vacinação. E do aleitamento materno e dos cuidados básicos com o bebê, com acompanhamento garantido até o primeiro ano de vida da criança.
Para participar, a gestante deve realizar, no mínimo, sete consultas de pré-natal e participar dos encontros do Curso de Gestantes oferecido na Atenção Primária à Saúde (APS). Para aquelas que necessitarem de deslocamento para a realização de exames, o Fundo Social disponibilizará um micro-ônibus com acessibilidade total.
Kit Maternidade
Um dos destaques do programa é a entrega do Kit Maternidade, composto por itens essenciais para os primeiros dias de vida do recém-nascido. Além de auxiliar nos cuidados iniciais, o kit funciona como incentivo à manutenção do acompanhamento pré-natal regular, fortalecendo o vínculo entre as famílias e a rede municipal de saúde.
Entre as principais metas do Programa Mãe Guarulhense estão a garantia de 100% de cobertura do pré-natal na rede municipal. Outra meta é a redução dos índices de mortalidade materna e infantil e o estímulo ao aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida.
Com essa iniciativa, Guarulhos reafirma o compromisso com a saúde, o cuidado e a proteção das mães e bebês, promovendo um começo de vida mais saudável e seguro para as famílias do município.









