Mogi das Cruzes tem 20% menos queixas no transporte urbano
Transporte público Mogi registra queda de 20% nas reclamações. "Divulgação : PMMC."

A cidade de Mogi das Cruzes registrou uma redução de 20% nas reclamações sobre o transporte público durante o terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e reflete melhorias no atendimento à população.

Entre julho e setembro de 2025, os usuários registraram 162 reclamações, incluindo problemas com horários, atrasos, comportamento de motoristas e insatisfação com trechos dos itinerários. No mesmo período de 2024, foram 202 registros, mostrando um avanço significativo na qualidade do serviço.

As reclamações podem ser feitas por meio do aplicativo Colab ou pelo telefone gratuito 0800 7730 194. Todos os registros são contabilizados e analisados pela equipe de Transporte da Secretaria de Mobilidade. Em seguida, são realizados testes e elaborados projetos para criar soluções que atendam às demandas dos usuários e melhorem o fluxo dos ônibus na cidade.

Além disso, as respostas aos cidadãos passam pela Ouvidoria, garantindo que o retorno seja efetivo. Os dados também servem de base para novas diretrizes e ajustes no setor.

Segundo Ary Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, os resultados refletem a intensificação das fiscalizações desde janeiro. “Temos percebido uma tendência de queda contínua nas reclamações. É fruto de ouvir a população, compreender as necessidades de cada bairro, aplicar mudanças e fiscalizar de forma constante”, afirmou.

Registros

Atualmente, Mogi conta com 223 ônibus no transporte público. Desses, 45 veículos foram adquiridos e entregues à população em março deste ano pela prefeita Mara Bertaiolli. As novas unidades são modernas, menos poluentes e totalmente acessíveis, com elevadores, espaços para cadeiras de rodas e área para cão-guia. Todos os 223 ônibus atendem 81 linhas e percorrem 107 bairros do município.

A Secretaria também acompanha o trajeto dos ônibus em tempo real por aplicativo e todos os veículos são vistoriados pelo Inmetro. Além disso, a pasta exige capacitação constante das concessionárias para garantir atendimento adequado, respeitoso e eficiente.

Por fim, os usuários podem continuar registrando opiniões ou reclamações pelo aplicativo Colab ou pelo telefone 0800 7730 194, ambos gratuitos, contribuindo para melhorias contínuas no transporte da cidade.

Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.