Dia D reforça vacinação infantil e prevenção em Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (18) o “Dia D” da campanha de multivacinação. A ação acontece das 8h às 16h em dez unidades de saúde. O principal objetivo é ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Além disso, a iniciativa busca atualizar as cadernetas e fortalecer a prevenção de doenças em todo o município.
Durante o dia, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão preparadas para aplicar todos os imunizantes do calendário nacional. Entre eles, estão as vacinas contra poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite, pneumonia, febre amarela e gripe. Dessa forma, a campanha reforça o compromisso com a saúde pública e o cuidado coletivo.
Além do atendimento especial neste sábado, a mobilização segue até 31 de outubro em toda a rede de Atenção Básica. Assim, quem não conseguir participar no “Dia D” ainda poderá se vacinar durante o período da campanha.
A mobilização é voltada principalmente para o público de zero a 14 anos. No entanto, também contempla a vacinação contra o HPV para adolescentes de até 19 anos, conforme orientação do governo estadual. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e a caderneta de vacinação. Caso o morador não possua o documento, ele será confeccionado no momento do atendimento.
Campanha
Entre 6 e 10 de outubro, o município aplicou 2.113 doses em 1.092 crianças e adolescentes. O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, reforçou o convite à população. Segundo ele, “a vacinação é uma das principais medidas de prevenção em saúde pública”. Além disso, ele destacou que manter as vacinas em dia protege não apenas as crianças, mas toda a comunidade.
O secretário de Saúde, Diego Ferreira, também reforçou o chamado às famílias. “Vacinar é um gesto de responsabilidade coletiva”, afirmou. Ele acrescentou que o “Dia D” representa um grande esforço conjunto da rede municipal.
Por fim, além das vacinas previstas no calendário, o público poderá esclarecer dúvidas sobre intervalos entre doses, esquemas vacinais e contraindicações. A campanha continua até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as 24 unidades da rede de Atenção Básica. Apenas o CS II funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h.