Estudantes lançam sementes nativas em área de recuperação

Um grupo de 120 estudantes de duas escolas municipais rurais de Mogi das Cruzes deu uma importante contribuição para o meio ambiente nesta quarta-feira (12). Eles lançaram sementes em Área de Preservação Permanente (APPs), onde há nascentes e afloramento de lençol freático na Estrada da Volta Fria.

Os alunos das escolas Professor Cid Torquato e Geralda Ferraz de Campos fizeram o plantio usando uma técnica chamada seed balls, que consiste em colocar as sementes em uma bolinha de argila e arremessá-las. Desta forma, eles contribuiram para a restauração ambiental da área de relevância ecológica.

As sementes são de árvores como jerivá, palmito juçara, guapuruvu, pessegueiro do mato, araçá e araticum, todas nativas. O local onde os estudantes lançaram as sementes também servirá como corredor ecológico, interligando as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Serra do Itapety e da Várzea do Rio Tietê.

A coordenação da atividade foi da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, em parceria com a Educação. E integra o calendário do Junho Ambiental (leia mais aqui).

Na década de 1990, esta área em recuperação foi utilizada para retirada de terra destinada a cobrir o antigo “Lixão da Volta Fria”. Esse processo produziu afloramentos de rocha, que atraíram maritacas – os pássaros passaram a fazer ninhos no local. Além disso, o relevo acidentado da região também atraiu a presença de ciclistas, que começaram a treinar na área.

Tagged: , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.