EBRAPEM 2025: professoras de Poá levam estudos ao congresso

As professoras da Rede Municipal de Ensino de Poá estão representando o município no XXIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. Além disso, o encontro é considerado um dos mais importantes do país na área e reúne pesquisadores, professores e estudantes para discutir os caminhos da pesquisa em educação matemática.
As docentes Aline Nicolau, Kátia Simone da Costa, Sandra Carvalho, Letícia Oliveira Calazans do Nascimento e Carina de Queiroz Rizzo são bolsistas do Programa Professor-Pesquisador, desenvolvido pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poá. Dessa forma, esse programa se consolidou como um espaço importante de formação continuada e incentivo à pesquisa para profissionais da rede pública.
Com o tema “Pesquisa em Educação Matemática: Todos os Caminhos”, o EBRAPEM 2025 propõe reflexões sobre como a pesquisa acadêmica pode contribuir diretamente para as práticas pedagógicas nas salas de aula. Assim, a participação das professoras reforça a relevância de aproximar a teoria da realidade escolar, além de ampliar as possibilidades de inovação no ensino de matemática.
O secretário de Educação de Poá, Diego Moreira, destacou o comprometimento da pasta em apoiar o desenvolvimento acadêmico dos professores. Segundo ele, “a secretaria acompanha de perto todo o percurso das participantes, desde a elaboração dos projetos até a escrita das dissertações de mestrado. Dessa forma, pela primeira vez, um grupo de professoras participa de um evento acadêmico com apoio institucional da Secretaria”.
Além disso, o prefeito Saulo Souza afirmou que o incentivo à pesquisa e à formação continuada é uma prioridade da atual gestão. “Investir na formação dos nossos professores é investir no futuro dos nossos alunos. Portanto, a presença de Poá em um evento dessa dimensão mostra que estamos no caminho certo”, disse.
Os trabalhos apresentados pelas docentes no congresso serão:
Aline Nicolau – Desenvolvimento Profissional Docente e os Processos Avaliativos no Ensino de Estatística.
Kátia Simone da Costa – Afinal, qual é o real papel do professor na metodologia ensino-aprendizagem avaliação de matemática através da resolução de problemas?
Sandra Carvalho – Proposição de uma formação continuada de professores que ensinam Matemática nos 2ºs anos do Ensino Fundamental na rede municipal de Poá à luz do Letramento Matemático.
Letícia Oliveira Calazans do Nascimento – Avaliação formativa no ensino de estatística sob a perspectiva da construção do conhecimento.
Carina de Queiroz Rizzo – A Construção Coletiva do Currículo de Matemática nos anos iniciais em Poá-SP: Possibilidades e Desafios.