Passeata em Suzano protesta contra o trabalho infantil

Cerca de cem crianças e 50 adultos promoveram uma passeata em Suzano nesta quarta-feira em protesto contra a exploração do trabalho infantil. A ação foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas) e Associação Reduca -Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A caminhada também contou cpm a parceria de diversas entidades do município.

No ato, crianças e adultos levaram faixas e cartazes reforçando a importância de denunciar este tipo de crime. A mobilização teve como objetivo mostrar as consequências negativas do trabalho infantil. E ainda de reforçar os direitos desse público garantidos pela Lei 8.069/90. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe o desenvolvimento de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz a partir dos 14.

A passeata aconteceu no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – celebrado sempre em 12 de junho. Começou por volta das 9 horas, em frente ao Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, na região central, ao som da bateria da Associação Reduca, composta por crianças e adolescentes.

Acompanhados das equipes da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, o grupo desceu a rua Baruel em direção à rua General Francisco Glicério distribuindo folhetos e cataventos aos pedestres e motoristas. A ação terminou na Praça João Pessoa, um dos pontos mais movimentados da cidade.

Institutos

A caminhada contou com as participações do Instituto Amar Holiness, da Fundação MGI, do Instituto Gusmão dos Santos e do Instituto Thadeu José de Moraes. O diretor da secretaria, Carlos Araújo, explicou que a iniciativa serve como um alerta para muitas pessoas que ainda presenciam essa situação e não denunciam.

“Precisamos bater nesta tecla e o dia 12 de junho é emblemático no combate à exploração do trabalho infantil. Infelizmente muitas crianças ainda praticam essa atividade, o que é inadmissível. E, por conta disso, realizamos essa ação de conscientização para que se denuncie sempre casos como esses”, afirmou Araújo.

Passeata em Suzano protesta contra o trabalho infantil

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.