São Paulo tem Dia D de Combate à Dengue neste sábado
Em 2025, já foram realizadas cerca de 12 milhões de ações, incluindo mais de 9,8 milhões de visitas a imóveis. "Divulgação PMSP"

A Prefeitura de São Paulo realiza neste sábado (8) o Dia D de Combate à Dengue, com atividades em todas as regiões da capital. A ação mobiliza as 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) para fortalecer a prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As equipes executarão visitas domiciliares, bloqueio de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas e campanhas educativas. Estas são as mesmas estratégias de rotina, consideradas a principal forma de controlar a transmissão da doença.

Vacinação avança na capital paulista

O município mantém um extenso trabalho de campo no combate à dengue. Em 2025, já foram realizadas cerca de 12 milhões de ações, incluindo mais de 9,8 milhões de visitas a imóveis. A capital também utiliza veículos para nebulização, que atingiram mais de 2,1 milhões de propriedades, e cinco drones para dispersar larvicida em locais de difícil acesso – essas aeronaves realizaram mais de 14 mil operações desde fevereiro de 2024.

Na frente de imunização, a cidade registra avanços. Desde o início da campanha, em abril de 2024, mais de 470 mil primeiras doses (70,29% de cobertura) e mais de 280 mil segundas doses (41,78% de cobertura) foram aplicadas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz busca ativa por ligações, visitas casa a casa e envia mensagens de SMS para lembrar sobre agendamentos e doses em atraso, visando aumentar a adesão ao esquema vacinal completo.

A vacina está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos e é mais uma ferramenta crucial no combate à dengue. A aplicação ocorre nas UBSs, de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBS Integradas.

Tagged: , , , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.