Maior UPA de Mogi será construída em Braz Cubas

O terreno que abrigará a maior UPA de Mogi, no distrito de Braz Cubas, foi vistoriado nesta sexta-feira (7) pelo prefeito em exercício, Téo Cusatis. A unidade, classificada como Porte III, será a maior estrutura de pronto atendimento da cidade e o principal equipamento do novo polo de saúde do distrito, que também incluirá a futura Maternidade Municipal, a UnicaFisio — que será reaberta após reforma — e o Hospital Municipal.
Localizado na esquina das ruas Francisco Affonso de Mello e Guttermann, o imóvel sediou por décadas a antiga fábrica de Pianos Schwartzmann. Após a desapropriação e liberação judicial, o espaço foi destinado oficialmente à Prefeitura. Esta foi a primeira vistoria técnica no local, com participação da secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, e de representantes das pastas de Planejamento, Serviços Urbanos e Zeladoria.
Estrutura moderna e funcionamento 24 horas
A maior UPA de Mogi funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, com estrutura moderna e de alta resolutividade. Estão previstos cinco leitos de emergência, 15 de observação (entre adultos e infantis), consultórios médicos e odontológicos. Também haverá salas de sutura, imobilização e procedimentos, além de serviço de Raio-X. E ainda laboratório clínico 24h, farmácia interna e sala vermelha equipada para suporte avançado à vida.
O projeto prevê capacidade para cerca de 15 mil atendimentos por mês. O foco será em urgências de média complexidade, como crises hipertensivas, traumas leves e emergências respiratórias ou neurológicas iniciais. A expectativa é que o índice de resolutividade chegue a 90%, reduzindo transferências hospitalares desnecessárias.
Segundo Téo Cusatis, a nova unidade será um marco para a saúde pública local. “Braz Cubas cresce rapidamente e precisa de um equipamento capaz de oferecer atendimento rápido, humanizado e resolutivo, fortalecendo toda a rede de urgência e emergência da cidade”, afirmou.
Investimento e impacto na rede de saúde
O investimento inicial conta com emenda parlamentar de R$ 5,94 milhões do deputado federal Marcio Alvino. O custo total da obra será definido a partir do projeto executivo, em elaboração pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.
A implantação da maior UPA de Mogi faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência de Mogi, que registra mais de 50 mil atendimentos mensais. Desse total, 35% são de casos sensíveis à atenção primária. A cidade também enfrenta índices de internações por doenças cardiovasculares e respiratórias 13% acima da média estadual.
Em Braz Cubas, o crescimento populacional de 9% nos últimos cinco anos e a sobrecarga de unidades como o Hospital Municipal e a Santa Casa, com taxas de ocupação superiores a 80%, reforçam a necessidade da nova estrutura.
Para o secretário adjunto Luiz Bot, a obra representa uma reorganização técnica da rede. “Essa unidade permitirá resolver a maioria dos casos no próprio local, otimizando recursos e melhorando o tempo de atendimento”, avaliou.









